AÇÃO

A intervenção do Sintra Cresce Saudável centra-se na comunidade escolar e dá prioridade a 3 eixos:

Saúde na Mesa

Dinamização de sessões semanais de educação alimentar pelo professor titular, em contexto curricular, enquanto oferta complementar. As sessões, maioritariamente práticas, constam no Manual Saúde na Mesa, que disponibiliza os conteúdos organizados para cada ano de escolaridade e que permite a ligação para os conteúdos programáticos curriculares. Para a implementação da Saúde na Mesa é necessária uma formação prévia certificada de 50 horas.

Ambiente Alimentar Escolar

Implementação e monitorização de uma Política Alimentar Escolar, discutida pela comunidade escolar, no seguimento de assembleias de alunos, famílias, professores e assistentes operacionais

Atividade Física

Formação certificada dirigida a professores titulares no âmbito do desenvolvimento das competências básicas motoras dos alunos.

TEMAS

Alimentação e Cultura

Compreender a influência das questões sociais e culturais nos consumos alimentares bem como reconhecer a importância da relação entre o comportamento à mesa e o ambiente em que a refeição se realiza.

Alimentação, Nutrição e Saúde

Identificar a importância da alimentação equilibrada e variada em conjunto com uma boa prática de exercício físico, bem como relacionar a alimentação e a nutrição com a promoção da saúde e prevenção da doença. Visa também compreender e associar os conceitos de nutriente, grupos de alimentos, pirâmide/roda da alimentação mediterrânica e as suas implicações na saúde, de forma a que sejam desenvolvidas competências na preparação de refeições simples.

Alimentação e Emoções

Reconhecer que as escolhas alimentares são influenciadas por determinantes psicológicos e sensoriais, trabalhando-se ao nível do reconhecimento das emoções e da melhor forma de as gerir. Pretende também perceber a responsabilidade que cada indivíduo deve ter em relação à alimentação.

Ciclo do Alimento: do produtor ao consumidor

Reconhecer a origem dos alimentos de forma a identificar fatores que influenciem o produto alimentar antes de chegar à mesa (produção agrícola, transformação industrial e a distribuição). Visa também o reconhecimento da importância do planeamento de refeições saudáveis e da gestão do orçamento na compra dos alimentos, sendo necessário um bom conhecimento relativo à escolha dos alimentos em restauração/e ou retalho. A compreensão da influência que os media/publicidade alimentar têm no poder de escolha dos alimentos é também algum tratado nesta temática.

Culinária Segura

Conhecer boas práticas de higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente bem como compreender as características dos diferentes métodos de conservação dos alimentos. De forma a implementar o que foi lecionado, serão preparados e confecionados alimentos e refeições saudáveis que para além de serem económicas são também seguras.

Sustentabilidade Alimentar

Identificar opções alimentares mais sustentáveis bem como compreender a importância do consumo de alimentos de produção local e sazonal. Ainda permite o desenvolvimento de estratégias que contribuam para a diminuição do desperdício alimentar doméstico e escolar.

INOVAÇÃO

Como inovamos?
  • Promovendo a interação dos três eixos com base em intervenção participada;
  • Potenciando o desenvolvimento das dimensões de capacitação para a promoção da saúde (comportamentos promotores de alimentação e atividade física saudáveis);
  • Desenvolvendo competências como autorregulação, resolução de problemas, comunicação e pensamento crítico previstas no Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória;
  • Potenciando a capacidade de alterar comportamentos com vista a ganhos em saúde a curto e a longo prazo, alicerçados na tríade escola-família-poder local;
  • Tendo por base uma metodologia de intervenção, monitorização e avaliação de impacto com robustez científica e potenciada pela academia.
O Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa assume a liderança técnico-científica do projeto, sendo responsável pela sua avaliação.