Onde atuamos

O projeto Sintra Cresce Saudável surgiu em  2017 com apenas um agrupamento escolar, o agrupamento de Algueirão, com apenas três escolas. Desde então, o projeto tem vindo a crescer face ao bom trabalho desempenhado. Atualmente, fazem parte do mesmo três agrupamentos escolares e cerca de oito escolas.

Agrupamentos de Escolas participantes

ESCOLAS A CRESCER SAUDÁVEL

 

ESCOLA DE CONTROLO

      1. Dados do projeto com tabela
      2. Manual Saúde na Mesa com nº de planos de sessão e quantidade de professores com formação certificada
      3. Brochura online

Eixos de Intervenção

Saúde na mesa

Dinamização de sessões semanais de educação alimentar pelo professor titular, em contexto curricular, enquanto oferta complementar. As sessões, maioritariamente práticas, constam no Manual Saúde na Mesa, que disponibiliza os conteúdos organizados para cada ano de escolaridade e que permite a ligação para os conteúdos programáticos curriculares. Para a implementação da Saúde na Mesa é necessária uma formação prévia certificada de 50 horas.

Ambiente Alimentar Escolar

Implementação e monitorização de uma Política Alimentar Escolar, discutida pela comunidade escolar, no seguimento de assembleias de alunos, famílias, professores e assistentes operacionais.

Atividade Física

Formação certificada dirigida a professores titulares no âmbito do desenvolvimento das competências básicas motoras dos alunos.

Áreas temáticas

Alimentação e Cultura

Compreender a influência das questões sociais e culturais nos consumos alimentares bem como reconhecer a importância da relação entre o comportamento à mesa e o ambiente em que a refeição se realiza.

Alimentação, Nutrição e Saúde

Identificar a importância da alimentação equilibrada e variada em conjunto com uma boa prática de exercício físico, bem como relacionar a alimentação e a nutrição com a promoção da saúde e prevenção da doença. Visa também compreender e associar os conceitos de nutriente, grupos de alimentos, pirâmide/roda da alimentação mediterrânica e as suas implicações na saúde, de forma a que sejam desenvolvidas competências na preparação de refeições simples.

Culinária Segura

Conhecer boas práticas de higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente bem como compreender as características dos diferentes métodos de conservação dos alimentos. De forma a implementar o que foi lecionado, serão preparados e confecionados alimentos e refeições saudáveis que para além de serem económicas são também seguras.

Sustentabilidade Alimentar

Identificar opções alimentares mais sustentáveis bem como compreender a importância do consumo de alimentos de produção local e sazonal. Ainda permite o desenvolvimento de estratégias que contribuam para a diminuição do desperdício alimentar doméstico e escolar.

Alimentação e Emoções

Reconhecer que as escolhas alimentares são influenciadas por determinantes psicológicos e sensoriais, trabalhando-se ao nível do reconhecimento das emoções e da melhor forma de as gerir. Pretende também perceber a responsabilidade que cada indivíduo deve ter em relação à alimentação.

Ciclo do Alimento: do Produtor ao Consumidor

Reconhecer a origem dos alimentos de forma a identificar fatores que influenciem o produto alimentar antes de chegar à mesa (produção agrícola, transformação industrial e a distribuição). Visa também o reconhecimento da importância do planeamento de refeições saudáveis e da gestão do orçamento na compra dos alimentos, sendo necessário um bom conhecimento relativo à escolha dos alimentos em restauração/e ou retalho. A compreensão da influência que os media/publicidade alimentar têm no poder de escolha dos alimentos é também algum tratado nesta temática.