Destaques

Sintra aposta na requalificação de cozinhas de escolas

Sintra aposta na requalificação de cozinhas de escolas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, as empreitadas de requalificação de cozinhas das escolas básicas da Xetaria, Rio de Mouro 2, Albarraque e Mem Martins 5, num investimento de 451 mil euros.

Sintra promove educação inclusiva

Sintra promove educação inclusiva

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um apoio financeiro aos agrupamentos de escolas do concelho de Sintra com o objetivo de promover uma educação mais inclusiva no concelho.

Este apoio financeiro foi aprovado em reunião de executivo e atribui cerca de 100 mil euros às escolas do 1.º, 2º, 3º ciclos e secundárias do município de Sintra.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, frisou que Sintra “é um concelho de todos e para todos, sendo a educação uma das prioridades da autarquia”. Para o autarca é essencial “criar, valorizar e estimular a criação de condições de acesso à aprendizagem e ao sucesso de todos. Não queremos que ninguém fique para trás por falta de oportunidades ou de apoio”.

O apoio agora aprovado em reunião de câmara irá permitir o desenvolvimento das iniciativas dos Agrupamentos de Escolas previstas no Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas – PAQUE, no âmbito da educação inclusiva. A autarquia de Sintra criou este programa tendo em vista o desenvolvimento de práticas educativas nos estabelecimentos de ensino público do concelho, que tenham em linha de conta que cada aluno deve obter respostas que possibilitem a aquisição de educação e formação que facilite a sua plena inclusão social, independentemente da sua situação pessoal e social.

O PAQUE concretiza-se através da implementação de quatro medidas de apoio: plano anual de atividades; diversificação da oferta educativa; apoio a projetos de educação especial e concurso de projetos.

Este programa da autarquia apoia técnica e financeiramente o desenvolvimento dos planos de atividades dos Agrupamentos de Escolas e das Associações de Pais e Encarregados de Educação; a aquisição de materiais e equipamentos fundamentais para o desenvolvimento das práticas no âmbito dos cursos profissionalizantes; a aquisição de materiais necessários ao funcionamento das unidades de educação especial; a concretização de práticas pedagógicas inovadoras e adequadas às crianças com necessidades educativas especiais do pré escolar e ensino básico da rede pública; o desenvolvimento de projetos ou iniciativas pedagógicas ou projetos que promovam boas práticas pedagógicas e que se destaquem pela sua qualidade e excelência.

ABCovid promove concurso de vídeos de apoio ao regresso à escola

ABCovid promove concurso de vídeos de apoio ao regresso à escola

Estão abertas as inscrições para o concurso de vídeos de apoio ao regresso à escola, uma iniciativa promovida pelo ABCovid que visa eleger e premiar os melhores vídeos criativos com conselhos sobre como viver, em segurança, com o novo coronavírus no próximo ano escolar.

Workshop “Receitas Práticas para vidas agitadas" para toda a família

Workshop “Receitas Práticas para vidas agitadas" para toda a família

A Escola Básica n.º 1 de Rio de Mouro recebe o workshop “Receitas Práticas para vidas agitadas", no dia 15 de fevereiro, das 10h00 às 13h00, direcionado a alunos e famílias.

A Câmara Municipal de Sintra promove um conjunto de iniciativas com o objetivo de promover a educação alimentar e hábitos de alimentação saudável.

A atividade de dia 15 de fevereiro será dirigida por Isabel Zibaia Rafael, autora do blog Cinco Quartos de Laranja e presença assídua em programas televisivos.  O tempo despendido a cozinhar deve ser considerado um investimento, sendo possível diminuir o tempo despendido nesta tarefa mantendo uma alimentação saudável e igualmente saborosa.

 

A participação é gratuita, mediante inscrição até dia 14 de fevereiro, através do contacto: 21 923 60 63 ou do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Vagas limitadas.

 

Morada

Escola Básica n.º 1 de Rio de Mouro

Avenida Gil Eanes

2635-003 Rio de Mouro

Escola Básica da Cavaleira promove Workshop “Festas de aniversário para crianças saudáveis”

Escola Básica da Cavaleira promove Workshop “Festas de aniversário para crianças saudáveis”

A Escola Básica da Cavaleira, em Algueirão, vai realizar o Workshop “Festas de aniversário para crianças saudáveis” no próximo sábado, dia 23 de novembro, das 10h00 às 13h00.

Workshop "Tudo sobre Abóboras" dirigido a alunos e famílias

Workshop "Tudo sobre Abóboras" dirigido a alunos e famílias

O Município de Sintra tem apostado, ao longo dos anos, num conjunto de iniciativas dirigidas aos alunos e famílias, com o objetivo de promover a educação alimentar e hábitos de alimentação saudável.

O ciclo de workshops de culinária do ano letivo 2019-2020 inicia já no próximo dia 26 de outubro, sábado, na Escola Básica António Torrado, sito na Rua Dr. Manuel Francisco Cordeiro Foito 2735-540 Agualva-Cacém, entre as 10h00 e as 13h00 sob o título "Tudo sobre Abóboras".

São inúmeras as variedades de abóboras cuja colheita de torna abundante na estação de outono. Neste workshop vamos aprender a identificar algumas variedades e confecionar e degustar em grupo uma sopa de abóbora polvilhada com sementes de abóbora tostada e piladas pelos participantes.

"Tudo sobre Abóboras" é a proposta deste workshop, dirigido pela The Company Garden, que se dedica a projetos de horticultura urbana. Não perca!

As inscrições são limitadas e devem ser realizadas até ao dia 25 de outubro de 2019.

Inscrições através do número 21 923 60 63 ou do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

Sintra distinguida pela Comissão Europeia com o Projeto Sintra Cresce Saudável nos EU Health

Sintra distinguida pela Comissão Europeia com o Projeto Sintra Cresce Saudável nos EU Health

O projeto “Sintra Cresce Saudável”, da Câmara Municipal de Sintra, foi distinguido em Bruxelas, com o segundo lugar dos EU Health Awards 2019, na categoria Cidades, pelo Comissário para a Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis.

Os projetos vencedores foram anunciados no dia 17 de outubro, com o tema escolhido para o Galardão de 2019 “A prevenção e redução da obesidade infantojuvenil”.

O projeto “Sintra Cresce Saudável” envolve a comunidade na promoção de estilos de vida saudável em escolas do primeiro ciclo do ensino básico. Esta iniciativa é dinamizada pelo Município de Sintra com o apoio de parceiros na área da saúde, da academia e de organizações de âmbito nacional. O projeto capacita as comunidades escolares na área da promoção da saúde, combinando estratégias educacionais com alteração das práticas ao nível da sustentabilidade e das alterações climáticas, fazendo convergir as diferentes dimensões na opção por estilos de vida mais saudáveis e mais conscientes.

Após escrutínio do júri europeu, foram escolhidos os três melhores projetos de cada categoria a concurso (Cidades, Escolas e ONG), tendo o projeto de Sintra sido o segundo melhor de 2019 na categoria Cidades. Com este prémio, a União Europeia pretende distinguir Escolas, Municípios ou Organizações Não Governamentais, cujo trabalho reverta positivamente para as respetivas comunidades, no âmbito da prevenção e redução da obesidade em crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos.

O prémio valoriza o empenho de cada uma das entidades distinguidas, realçando o trabalho desenvolvido nas respetivas comunidades, sobretudo ao nível da tomada de consciência do papel vital que todos desempenham para o fortalecimento da democracia participativa e para a cidadania ativa em matéria de saúde pública.  

Mais informações em https://ec.europa.eu/health/policies/events/ev_20191017_en

Município promove projeto Sintra Cresce Saudável

Município promove projeto Sintra Cresce Saudável

O Projeto “Sintra Cresce Saudável” foi um dos 35 selecionados, entre mais de 400 candidaturas, para integrar a iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento que visa promover as competências das crianças e jovens de hoje com o intuito de os preparar para enfrentar o futuro.

Projeto “Sintra Cresce Saudável” finalista para Galardão da Comissão Europeia

Projeto “Sintra Cresce Saudável” finalista para Galardão da Comissão Europeia

O projeto “Sintra Cresce Saudável” foi selecionado pela Comissão Europeia como um dos três finalistas para a atribuição de um Galardão para a área da saúde. Em 2019 este Galardão distinguirá projetos de Organizações Não Governamentais, cidades ou escolas que apresentem projetos que visam a prevenção e redução da obesidade nas crianças e jovens.

Don't have an account yet? Register Now!

Faça login na sua conta