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Sintra promove educação inclusiva

Sintra promove educação inclusiva

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um apoio financeiro aos agrupamentos de escolas do concelho de Sintra com o objetivo de promover uma educação mais inclusiva no concelho.

Este apoio financeiro foi aprovado em reunião de executivo e atribui cerca de 100 mil euros às escolas do 1.º, 2º, 3º ciclos e secundárias do município de Sintra.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, frisou que Sintra “é um concelho de todos e para todos, sendo a educação uma das prioridades da autarquia”. Para o autarca é essencial “criar, valorizar e estimular a criação de condições de acesso à aprendizagem e ao sucesso de todos. Não queremos que ninguém fique para trás por falta de oportunidades ou de apoio”.

O apoio agora aprovado em reunião de câmara irá permitir o desenvolvimento das iniciativas dos Agrupamentos de Escolas previstas no Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas – PAQUE, no âmbito da educação inclusiva. A autarquia de Sintra criou este programa tendo em vista o desenvolvimento de práticas educativas nos estabelecimentos de ensino público do concelho, que tenham em linha de conta que cada aluno deve obter respostas que possibilitem a aquisição de educação e formação que facilite a sua plena inclusão social, independentemente da sua situação pessoal e social.

O PAQUE concretiza-se através da implementação de quatro medidas de apoio: plano anual de atividades; diversificação da oferta educativa; apoio a projetos de educação especial e concurso de projetos.

Este programa da autarquia apoia técnica e financeiramente o desenvolvimento dos planos de atividades dos Agrupamentos de Escolas e das Associações de Pais e Encarregados de Educação; a aquisição de materiais e equipamentos fundamentais para o desenvolvimento das práticas no âmbito dos cursos profissionalizantes; a aquisição de materiais necessários ao funcionamento das unidades de educação especial; a concretização de práticas pedagógicas inovadoras e adequadas às crianças com necessidades educativas especiais do pré escolar e ensino básico da rede pública; o desenvolvimento de projetos ou iniciativas pedagógicas ou projetos que promovam boas práticas pedagógicas e que se destaquem pela sua qualidade e excelência.

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